10 Anos do Dia Nacional da Segurança Infantil
Em 2026, celebramos uma década de uma das datas mais estratégicas para a saúde pública em Portugal. Instituído oficialmente em 2017 por iniciativa da APSI, o dia 23 de maio não foi escolhido ao acaso: posicionado entre o Dia Internacional da Família (15 de maio) e o Dia Mundial da Criança (1 de junho), serve como o "elo de ligação" ideal, que lembra que cuidar é também prevenir.
A formalização deste dia, em 2017, permitiu à APSI:
* Consolidar Mensagens: Criar um momento anual de paragem obrigatória para escolas, famílias, poderes local e central ponderarem a importância da prevenção.
* Focar-se no Ambiente: Reforçar que a segurança não depende apenas da vigilância dos pais, mas da qualidade dos produtos, das estradas e de todos os espaços em que as crianças se movem.
* Refletir sobre o Progresso: Pensar como Portugal tem reduzido a taxa de mortalidade infantil por causas acidentais, uma área onde o país fez progressos notáveis nas últimas décadas — nomeadamente, desde que a APSI existe — mas o quanto melhor poderia estar se a aposta na prevenção fosse um dos desígnios nacionais.
Proteger uma criança não é vigiá-la constantemente e não deixar que nada lhe aconteça. Prevenção real não vem do medo permanente do adulto. Prevenção eficaz, começa na construção da autonomia da criança. E essa construção faz-se a brincar e a descobrir o mundo que a rodeia e onde ela tem direito de ser quem é — criança.
Atividades propostas na 10ª edição do DNSI
“Aqui Brinca-se” — pretende, uma vez mais reforçar o que dissemos antes e que é dinamizada pelas escolas no dia anterior (22/05, 6ª feira) à data oficial.
O direito ao brincar livre, como forma de aprendizagem e de autoconhecimento, de respeito geracional (porque as famílias são as nossas convidadas de honra!) pelo legado “brincável” de outros e a reinvenção de tudo isto que culmina com o desafio lançado às famílias, no dia 23 de maio “1 objeto, muitas brincadeiras”.
E tudo isto vai acontecer onde?
- “Aqui Brinca-se” - Na 6ª feira, 22/05, no espaço público que, crianças e professores, identificarem como o ideal para brincarem e que vai ficar devidamente assinalado como tal.
Inscrições
· Abertura: 6 de abril
· Encerramento: 11 de maio
· As primeiras 50 turmas inscritas, de acordo com o Regulamento, receberão o Kit-DNSI, com materiais soltos e inspiracionais.
Mais uma vez, a informação e as peças criadas estarão disponíveis para download ou consulta nesta página.
- “1 objeto, muitas brincadeiras” - No sábado, 23/05, no local ao ar livre, na natureza, onde quer que a família decida que é o sítio perfeito para dar asas à imaginação, à criatividade e, sobretudo à descoberta.
Por fim, e apesar de todas as dificuldades com que esta edição se debate em termos de financiamento e apoios, decidimos que, no que estiver ao alcance da APSI, não serão as crianças a sair penalizadas.
Por isso, mantemos a oferta à turma que — não tendo já conseguido o Kit_DNSI, mas que comemore o dia — nos envie evidências disso (registos fotografados ou filmados), até final de maio, para que as nossas Embaixadoras: Luísa Barbosa e Filipa Galrão decidam quem será a turma contemplada.
E nesta edição, temos de agradecer duplamente às Embaixadoras da APSI que vão ter trabalho dobrado, uma vez que as famílias que aceitem o desafio “1 objeto, muitas brincadeiras” e nos façam chegar os registos, até 4 de junho, também se habilitam a receber uma oferta que incentive a que momentos destes se instalem na rotina.
Informação mais detalhada pode ser encontrada no Guião de Implementação e no Regulamento.
Guião de Implementação AQUI BRINCA-SE
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DNSI 2026 - AQUI BRINCA-SE
Parceiro:
Apoio: Direção-Geral da Saúde





























