Todas as semanas mais de 20 crianças e jovens morrem ou ficam feridos na sequência de um atropelamento. A maioria destes atropelamentos acontece entre os 10 e os 14 anos (dados ANSR, análise APSI, 2015), em zonas residenciais e durante os percursos casa-escola.
Ao contrário do que se possa pensar, é normal que as crianças se desloquem a correr, que se distraiam a brincar ou que voltem para trás quando menos se espera. O comportamento das crianças é muito diferente dos adultos quando andam na rua a pé.
Além disso, por serem mais baixas, as crianças não são tão visíveis aos condutores e o seu campo de visão é mais reduzido, tendo mais dificuldade em ver e em ser vistas. Mesmo as mais velhas têm dificuldade em fazer uma avaliação correta de todo o ambiente rodoviário e do risco de atropelamento.
Por isso, as crianças são especiais e especialmente vulneráveis!
Um carro parado em cima de uma passadeira, de um passeio ou em 2ª fila pode esconder uma criança dos “olhos” dos condutores ou obrigá-la a usar a estrada para andar, o que aumenta o risco de ser atropelada.
Um atropelamento a 50 km/h pode matar uma criança.
As crianças necessitam de se deslocar espontaneamente e ao seu ritmo, num espaço sem obstáculos e dificuldades com os quais não conseguem lidar.
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Veja aqui o spot TV >>
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Somos nós, condutores, que temos que mudar o nosso comportamento.
Com o regresso às aulas, milhares de crianças e jovens deslocam-se diariamente na rua. Perto de escolas, zonas residenciais, campos de jogos, parques infantis, ou outros locais onde possam existir crianças e adolescentes:
• Não conduza a mais de 30 km/h;
• Reduza a velocidade na aproximação de passadeiras ou locais habituais de atravessamento de peões;
• Não estacione em cima de passeios, passadeiras ou em 2ª fila. Se o fizer vai obrigar as crianças a deslocarem-se para a estrada para caminhar e/ou para verem melhor para atravessar;
• Ande com a criança a pé, preparando-a para mais tarde se deslocar autonomamente – ensinando-a a identificar situações de maior risco e a adotar um comportamento defensivo;
• Dê o exemplo – quer enquanto peão, quer enquanto condutor. As crianças aprendem mais com o que veem do que com o que lhe dizem.
A nova campanha da APSI, que arranca com o inicio de mais um ano letivo, pretende sensibilizar todas as pessoas que conduzem para a especial vulnerabilidade das crianças enquanto peões e para a necessidade de alterarem os comportamentos que aumentam o risco de atropelamento nestas idades.
Decorrerá de 14 de setembro a 4 de outubro e marcará presença nas televisões generalistas e por cabo, alguns canais de circuito interno de televisão, rádios, revistas e jornais nacionais e locais, e também nas redes sociais.Foram várias as autarquias e as empresas ligadas aos transportes, à inspeção automóvel e à formação de condutores, que se associaram à campanha, que estará presente um pouco por todo o país.
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Vão ser distribuídos milhares de folhetos pela Escola Segura da PSP e GNR às portas das escolas e por formadores e inspetores em diversas escolas de condução e centros de inspeção automóvel da Controlauto e da ANIVAP, Agrupamento Nacional de Inspeções Automóveis, a nível nacional.
Paralelamente a imagem da campanha circulará em pacotes de açúcar e em retaguardas de autocarros em alguns locais.
Esta campanha da APSI é apoiada pelo Ministério da Administração Interna, pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.
Relatório Final de Avaliação da Campanha
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Câmaras Municipais: Albufeira | Beja | Cascais | Coimbra | Faro | Lisboa | Porto | Santarém | Setúbal | Vila Franca de Xira | Vila Nova de Famalicão
Escolas de Condução: Centro de Formação Rodoviária de Ponte Sor | Grupo A Desportiva (Porto) | Grupo Segurança Máxima (Lisboa) A MOURINHA (S. Teotónio) | Automobilista de Moura | Bom Jesus e Bom Jesus Lomar (Braga) | Driver’s Club (Setúbal) Infante D. Henrique (Lagos) | Penha-ASA (Faro)
Agradecimentos: Filipa Henriques (Comunicação e Marketing) | Nuno Nogueira e Mordomo Business Consulting (site) | MOP Centro de Exames do Fundão
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