Estudos de Observação 2016
No passado dia 31 de julho, a APSI realizou mais um Estudo de Observação sobre o Transporte de Crianças no Automóvel, que é concretizado anualmente desde 1996.
Como já vem sendo habitual, estivemos nas portagens de Alverca (A1), do IC24 (A1) e do Pinhal Novo (A12), acompanhadas por uma equipa de voluntários/as, com o objetivo de monitorizar a evolução dos comportamentos das famílias face ao transporte das crianças nas viagens.
Apesar da grande maioria das crianças ser transportada com um sistema de retenção ainda é possível detetar inúmeras situações muito graves de utilização desadequada, como bebés presos com o mesmo cinto que a mãe, bebés antes dos 18 meses virados para a frente, crianças sentadas em cadeiras mas sem os cintos internos colocados (que é o mesmo que ir à solta) e objetos, como TV, bicicleta, malas de viagem, à solta junto da criança.
Os dados recolhidos no estudo de 2016 irão ser tratados e analisados, procedendo-se à publicação dos resultados em breve.
Um agradecimento especial à Brisa e aos empenhados voluntários/as que nos apoiaram na concretização desta ação: Carla Vicente, Cláudio Prus, Daniela Carvalho, Filipa Paiva, Helena Botte, Ivone Bastos, José Monteiro, Judite Leal, Luis Campos, Márcia Ferreira, Maria Barroso, Rosa Afonso, Ruben Pedroso, Sandra Nascimento, Teresa Fernandes, Vasco António e Zaide Machado.