Balanço da Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens
De 10 de julho a 30 de setembro, a 23ª edição da Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens em Portugal, foi levada a cabo em estreita colaboração, pelo 4º ano consecutivo, com a Guarda Nacional Republicana, alertando para a forma como este acidente ocorre: A morte por afogamento é rápida e silenciosa.
Com o objetivo de sensibilizar a sociedade em geral, e os decisores políticos em particular, para o problema e fazer chegar a informação para o prevenir, às famílias, relançámos a Campanha criada pela Havas em 2024, devidamente atualizada com os dados oficiais mais recentes.
A mesma é composta por — filme, spot de rádio, anúncios de imprensa, meios digitais e mupis — e foi amplamente divulgada de julho a setembro.
Nas redes sociais da APSI e da GNR o alcance obtido foi de 541.893 pessoas, tendo o filme sido reproduzido cerca de 200 mil vezes. São muitas as entidades e personalidades a quem, reconhecidamente, agradecemos pelas inúmeras partilhas efetuadas, que nos ajudaram a chegar a ainda mais famílias.
O tema voltou a merecer a atenção da Comunicação Social, sobretudo no dia de lançamento da Campanha e do Relatório da APSI, que analisa e atualiza os mais recentes números das fontes oficiais, e no Dia Mundial da Prevenção do Afogamento. Ao longo dos (quase) três meses de duração da Campanha houve 109 notícias e/ou participações que muito contribuíram para a sensibilização e informação de todos.

No Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, por iniciativa do Ministério da Saúde, a APSI e o Serviço Nacional de Saúde, lançaram um quiz colaborativo, no formato story que, em menos de 24h, chegou a cerca de 80.000 pessoas.
O banner, no site da APSI, foi visualizado 23.855 vezes, tendo a página, dedicada à Campanha deste ano, sido acedida 5.728 vezes.
O spot de televisão, o spot de rádio, os anúncios de imprensa (digital e impressa) e mupis foram veiculados graças à generosidade de: Algarve Vivo/Lagoa Informa | Antena 1 | Antena 3 | Barlavento | CMTV | Correio da Manhã | Delas | Diário Online | Diário de Notícias (Madeira) | Evasões | Grupo Renascença | Impala | Impresa | Infraestruturas de Portugal | Jornal de Notícias | Netfarma | NOS - TV Cines e Casa&Cozinha | Notícias Ilimitadas - Meios Digitais | Notícias Magazine | Pumpkin | Reconquista | Revista Segurança | RTP | SIC | Tejo Rádio Jornal | TSF | TVI.
Na Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens de 2025, estiveram empenhados 7.399 militares da Guarda Nacional Republicana em 4.368 ações de sensibilização que alcançaram 48.315 pessoas em todo o território continental.
Durante o período em que a Campanha decorreu, há a lamentar duas vítimas mortais, ambas do sexo masculino, em incidentes ocorridos em praia e parque aquático, de acordo com o noticiado.
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