O ponto de encontro da brincadeira aos sábados!
O “Brincapé Gil!” é uma iniciativa do "Brincapé - Consórcio do Brincar”, criado pela APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil e pela Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês, ao qual a Bicicultura se juntou. As portas da Escola Secundária Gil Vicente abriram-se todos os sábados, com exceção da Páscoa e do mês de agosto, desde março. Com as alterações que a cidade de Lisboa tem vindo a sofrer e os receios que o ambiente rodoviário pouco amigável traz aos pais, o projeto oferece um espaço público com características que permitem desfrutar de diversas atividades, incentivando o brincar ao ar livre e o distanciamento dos ecrãs.
A concretização do projeto passou por um processo exigente com desafios de ordem logística, burocrática e de divulgação, nomeadamente as autorizações necessárias à abertura do espaço e a divulgação do projeto à comunidade. Apesar da complexidade do processo o agrupamento contribuiu para um resultado inovador: a abertura de um espaço escolar exterior ao fim de semana assegurando recursos próprios para abrir e fechar portas garantido condições de segurança.
A criação, no meio de uma zona histórica que pela sua demografia tem muitas limitações, de um espaço comunitário intergeracional amplo que possibilita a brincadeira livre, o contacto com a natureza, aprendizagens através de oficinas e workshops e o encontro sem o barulho da cidade, foi a realização de um desejo que as três instituições — APSI, 123 Macaquinho do Xinês e Bicicultura — há muito perseguiam. Através destas dinâmicas é possível estimular o fortalecimento de laços comunitários, incentivar a brincadeira ao ar livre e proporcionar a oportunidade de realizar diversas atividades num espaço seguro para todos os elementos da família. Como se tudo isso não fosse suficiente, o Brincapé, Gil! ainda serve como refúgio climático, quer chova ou faça sol!
Desde o seu início já se realizaram 39 sessões, contando com 1150 visitantes sendo que há já um grupo de 40/50 pessoas que são bastante assíduas. Foram promovidas 23 oficinas, 10 relacionadas com a utilização da bicicleta, 4 de artes plásticas, 4 de patinagem, 3 de brincadeira livre com materiais soltos e 2 de música. Integrou-se a realização de um piquenique comunitário quando o Brincapé, Gil! abre o dia todo, realizaram-se 3 feiras de troca de roupas e brinquedos e acolheram-se 3 festas de aniversário. Concretizou-se a criação de um espaço intergeracional onde as crianças têm oportunidade de fazer coisas que habitualmente não fazem na cidade. Os resultados alcançaram o previsto, em termos de número de visitantes, organizações envolvidas, nº de oficinas realizadas bem como na clara apropriação do espaço pela comunidade.
O sucesso do projeto assenta na colaboração de todas as entidades presentes no espaço, de uma parceria longa em prol do direito a brincar. A partilha do espaço com a Cultiva e a Agrofloresta tornou-se uma parceria muito rica, proporcionando uma experiência complementar, que consistiu numa partilha de recursos com foco na reconexão com a natureza. “Reconhecemos nesta iniciativa um modelo inspirador de comunidade ativa, capaz de gerar bem-estar, fortalecer vínculos e transformar o modo como olhamos para a cidade e para a infância.” (Agrofloresta)
Nas diversas oficinas desenvolvidas, estabeleceu-se um ambiente positivo onde a alegria de experimentar e aprender, tanto das crianças como dos respetivos pais, foi notória. “Foi bonito ver o empenho e a alegria delas! Os pais também foram incríveis, muito simpáticos, interessados e até curiosos em experimentar.” (Mente o corpo).
Daqui para a frente pretendemos continuar a ouvir as necessidades da comunidade, pensar em pequenas construções temporárias que sejam utilizáveis tanto pelo projeto como pela escola e, lutar, para que o Brincapé possa ser replicado noutras escolas da cidade, de forma que mais crianças possam usufruir de um espaço dedicado a elas. — um compromisso que as três representantes da iniciativa — Sandra Nascimento (APSI), Rita Frade (123 Macaquinho do Xinês) e Ana Pereira (Bicicultura) — assumem de forma inequívoca.
“Liberdade”, “Oásis Urbano” e “Comunidade”, é assim que as entidades que dão corpo ao Brincapé, Gil! resumem o projeto que mantém vivo o espírito da brincadeira ao ar livre, no meio de Lisboa.
Conheça os planos para os próximos tempos e venha fazer parte deles!
O Brincapé, Gil! é uma iniciativa da APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil, 1,2,3 Macaquinho do Xinês e Bicicultura Portugal, apoiada pela Escola Secundária Gil Vicente e financiada pelo Programa BIP ZIP da CML.
©APSI2025




























