Projeto ECP 8 80 - Empowering Consumers Professionals
As famílias têm um papel inquestionável no caminho rumo à sustentabilidade. A escolha e utilização de produtos de forma consciente, responsável e segura é determinante. Para tal, todos devemos estar informados e capacitados nesta área.
Com base nisto, a APSI associou-se à Lucentum e ao AIJU para a implementação do projeto ECP 8 80 - Empowering Consumers Professionals, que visa a Capacitação de Profissionais de Educação do Consumidor na área da Segurança de Produtos e Sustentabilidade no novo quadro legal da União Europeia.
Estão previstas várias sessões de formação, a primeira das quais teve lugar em Espanha, no passado mês de outubro, sob o mote dos Erasmus Days. O ciclo formativo Safer Consumer Mornings, que incluiu duas sessões de formação online e um workshop presencial em Alicante, abordou temas-chave como, o novo quadro legal europeu relacionado com a segurança e sustentabilidade dos produtos; os direitos dos consumidores e o papel das associações de consumidores neste novo enquadramento jurídico; o novo Passaporte Digital dos Produtos e apresentou casos práticos sobre como concretizar estas alterações regulamentares e apoiar os consumidores na transição verde e digital que afeta de forma transversal a sua vida e quotidiano e os seus padrões de consumo.
As Safer Consumer Mornings em Portugal vão decorrer em Lisboa, no próximo mês de março. Se lhe interessa este tema, se gostava de participar nas sessões gratuitas no nosso país, partilhar a sua experiência ou as iniciativas da sua organização nesta área registe-se já no site do projeto e garanta a sua vaga: https://ecp880.eu/pt-pt/contacto/
Será ainda desenvolvido um Toolkit para apoiar os profissionais de educação do consumidor nas suas ações informativas junto de consumidores dos 8 aos 80.
Veja aqui o vídeo de apresentação em Português
Watch the presentation video in English here
Projeto cofinanciado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta publicação (comunicação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.
©APSI2025




























