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Safe or Fake? From school to university — Sessões arrancam em Lisboa


 A contrafação é um dos maiores flagelos do século XXI, com efeitos negativos para a saúde, para a segurança, para o ambiente e para a sociedade.

 Atualmente, representa um dos maiores desafios à economia europeia, estimando-se que o seu peso global represente entre 5% e 7% do comércio mundial, segundo a ASAE.

 De acordo com a mesma fonte e do ponto de vista financeiro, a falsificação de produtos origina, anualmente, “um prejuízo avaliado em cerca de 450 mil milhões de euros e coloca em perigo mais de 200.000 postos de trabalho em todo o mundo, metade dos quais na Europa”.

 Segundo o EUIPO, 30% dos europeus adquirem produtos falsificados, sendo que essa percentagem ascende aos 50% no que toca a adolescentes e jovens adultos.

Por todos estes motivos e com o intuito de combater este problema, a APSI aliou-se ao Instituto Espanhol, AIJU, no projeto “Safe or Fake? From school to university”, apoiado pelo EUIPO, que pretende, em Portugal, levar a crianças de 1º e 2º ciclos, recursos adaptados às suas idades que as alertem e estimulem para esta realidade desde cedo.

Nesse sentido, a APSI vai dinamizar sessões de apresentação do projeto para as crianças e para a comunidade educativa. As primeiras aconteceram a 26 de fevereiro, na Escola Básica Sampaio Garrido, em Lisboa, destinaram-se a turmas de 3º e 4º anos, num total de 91 crianças.

Numa primeira abordagem teórica, as crianças começaram por ser questionadas sobre o conceito de produtos falsificados e responderam, na maior parte dos casos, que se tratava de produtos “inseguros” e “maus” para a saúde, sendo cópias de produtos originais.

Com o avançar da sessão as crianças foram revelando uma maior compreensão do que são produtos contrafeitos bem como dos perigos a que estes estão associados, conseguindo, inclusive, identificar situações perigosas que ocorreram com elas e com os seus familiares após a compra dos mesmos.

Além dos casos de incêndio de brinquedos eletrónicos e até telemóveis, um dos alunos revelou ter tentado adquirir umas cartas Pokémon o que acabou por não acontecer porque na embalagem estava escrito Pofemon...

Partilhados estes e outros exemplos e já numa abordagem mais prática, as crianças transformaram-se em pequenos detetives e, através de um dos muitos recursos disponíveis, descobriram quais eram os brinquedos verdadeiros e falsos. Um dos exemplos usados foi a versão falsificada da boneca Elsa (personagem do filme de animação Frozen dos estúdios Walt Disney Pictures). Não foi evidente para todos qual seria a boneca, mas devido ao aspeto do brinquedo e da informação apresentada na embalagem, todos perceberam que não seria um brinquedo original.

Outro exemplo que gerou alguma discussão foi o jogo de cartas “UNO” (Mattel). A maior parte das crianças teve dificuldade em perceber que o produto era falsificado, uma vez que as tonalidades do material eram muito semelhantes às do original. Contudo, o que lhes causou maior estranheza foi constatarem a enorme diferença de preço entre o artigo falsificado e o original, visto que o primeiro custava menos de 1/3 do segundo.

Terminadas as sessões, a APSI conversou com o Professor Pedro Domingues, docente do 3º ano e Coordenador da Escola Básica Sampaio Garrido e com o Professor João Carlos Almeida, docente do 4º ano da mesma escola, para perceber com que opinião ficaram acerca do projeto “Safe or Fake? From school to university”.

O professor João Carlos Almeida revela ter ficado com boa impressão do projeto, afirmando que “é um assunto cada vez mais importante”, uma vez que, na sua ótica, “implica ter consciência daquilo que se consome e não consome, da qualidade dos produtos e das regras de segurança que temos de ter quando consumimos, principalmente brinquedos e outras coisas”.

Apesar do professor Pedro Domingues, partilhar da mesma visão, considera que “a gestão da compra dos produtos” passa muito mais “pelos encarregados de educação, pela família e pelos pais” e que, embora a sensibilização feita às crianças ajude de alguma forma a chegar aos pais, no seu entender, a iniciativa devia ser alargada aos mesmos através “da distribuição de panfletos, divulgação de websites, podcasts ou mesmo de formações presenciais como as sessões de sensibilização”. O coordenador refere ainda que a vertente prática da iniciativa é de extrema importância porque “é mais significativo para as crianças quando elas têm atividades um bocadinho mais práticas” e dá exemplos de dinâmicas que considera envolventes para as faixas etárias em questão.

Pedro Domingues considera que o projeto pode gerar mudanças na mentalidade e no comportamento dos pais e das crianças no momento de escolha dos produtos, pois acredita que “nenhum pai se importa de gastar um pouco mais se souber que o produto é original e de melhor qualidade e traz mais benefícios e segurança para os seus filhos e educandos”. O professor João Carlos Almeida complementa esta perspetiva “Se as crianças começarem a perceber que estão mais seguras comprando produtos certificados e que garantam a segurança e os pais entendam que é a qualidade de vida e a segurança dos filhos que está em causa, acredito que o projeto tenha impacto”.

Com vista a sensibilizar as crianças para a problemática da falsificação de produtos, ambos tencionam implementar os recursos do “Safe or Fake? From school to university” nas suas aulas. “Da minha parte, tenciono falar um bocadinho mais com eles sobre esta iniciativa e sobre estas questões”, afirma o professor Pedro Domingues.Todo o tipo de campanha/sensibilização que possamos ter com os nossos alunos – estamos a criar futuros cidadãos e consumidores – terá um impacto positivo. A informação é preciosa. Pessoas informadas tomam decisões informadas”, remata o professor João Carlos Almeida.

O projeto Safe or Fake? From school to university é um projeto desenvolvido pelo AIJU (Espanha) em colaboração com a APSI (Portugal) e com o apoio do EUIPO. A informação contida nesta publicação reflete apenas os pontos de vista dos autores. O Instituto da Propriedade Intelectual da união Europeia não é responsável pela utilização que dela possa ser feita.

© APSI2024

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