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Balanço final da Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens


Pelo 2º ano consecutivo, a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens, que a APSI desenvolve há mais de duas décadas, volta a contar com a GNR como forte aliado na luta contra este acidente que tantas vidas já roubou e tantas famílias deixa, ano após ano, incompletas ou com a sua vida virada do avesso.

Tal como em 2022, do início de julho ao final de setembro, 2.438 militares da GNR, graças ao conhecimento ímpar que detêm, não apenas do território como dos hábitos das populações que servem, conseguiram fazer chegar a quase 19.000 cidadãos as recomendações mais eficazes para que todos passem um verão sem sobressaltos, no que à segurança na água diz respeito. Foram alguns milhares de flyers que, em 1.320 ações de sensibilização, chegaram, não apenas, aos residentes no território continental, como a quem nos visita, tendo sido produzida, este ano, uma versão do referido flyer na língua inglesa.

Na era das Redes Sociais, obviamente que estas não poderiam ser desvalorizadas como ferramenta de prevenção: as publicações da Campanha nas Redes Sociais da APSI e GNR obtiveram um alcance de 125.114 pessoas. Também o banner no site da APSI teve 22.494 visualizações.

Números estes que foram completamente superados graças, mais uma vez, à generosidade e ao empenho da Comunicação Social a quem a APSI solicitou espaço e que permitiu que a Campanha estivesse no ar durante os 3 meses de duração da mesma.
Reconhecidamente agradecemos a: A Voz do Algarve, Algarve Vivo, Barlavento, Bauer Media (Rádio M80), Cofina (Jornal Correio da Manhã), Diário Online, Diário de Notícias, Emissora das Beiras, Estrelas & Ouriços, Grupo Hollyfar, Grupo Renascença, Impala, Impresa (Meios Digitais e Impressos), Jornal Sol, Lagoa Informa, Media Capital (TVI), Miúdos & Graúdos, NOS (Cinemas), Ordem dos Médicos, Público/ Metro Play, Pumpkin, Rádio Atlântida, Rádio Voz do Marão, Reconquista, Revista Segurança, RTP, SIC, Tejo Rádio Jornal e Time Out.

Além do espaço publicitário oferecido, a Campanha marcou a agenda mediática por altura do seu lançamento e, sobretudo, durante o mês de julho — graças também ao assinalar do Dia Mundial da Prevenção do Afogamento, a 25 desse mês.
Mais de 30 entrevistas e participações, quer em imprensa escrita, quer em programas de informação e entretenimento (rádio, online e televisão), foram registadas pela GNR e pela APSI, no âmbito da Campanha.
A atenção da imprensa à problemática do afogamento infantil, e da Campanha levada a cabo para o evitar, parece-nos expressar bem a importância do tema: 139 notícias, 118 das quais sobre a Campanha e o que a mesma pretende e 21 no âmbito do lançamento da atualização de dados, que a  APSI faz anualmente.

Este balanço não pode ser dado por concluído sem o reiterar do nosso agradecimento à Havas Portugal que, novamente, colocou à disposição desta causa o seu empenho e a vontade, notória desde o primeiro minuto, de ajudar a combater os afogamentos de crianças e jovens, em Portugal.

©APSI2023

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