“Siga aquele SigAPÉ!”
Estamos em outubro e as temperaturas continuam convidativas para passarmos tempo ao ar livre (e não serão a chuva e o frio que nos farão mudar de ideias, mas sobre isso falamos noutra altura!).
Portanto, por forma a assinalarmos, condignamente, o Dia Internacional de Ir a Pé para a Escola que se comemora hoje — primeira 4ª feira de outubro —, colocámos à disposição o novo site do Projeto SigAPÉ, com todas as informações necessárias para saber como ativar esta iniciativa na sua comunidade.
Para quem ainda não percebeu de que estamos a falar:
O SigAPÉ é uma iniciativa que tem o seu foco na mobilidade segura e saudável e que coloca em andamento um "autocarro humano”, regular, em escolas. Analisa e repensa o espaço público e a sua utilização à volta da escola e nos trajetos casa-escola, com o objetivo de aumentar a mobilidade e acessibilidade das crianças, assim como promover modos de deslocação mais saudáveis (como andar a pé ou de bicicleta).
O “autocarro humano” permite às crianças deslocarem-se a pé, com os seus pares, para a escola, utilizando percursos previamente definidos e horários estabelecidos em conformidade com os seus. É conduzido por dois ou mais adultos voluntários, parte de um ponto de encontro e vai fazendo paragens estratégicas para que mais passageiros se vão juntando.
Os benefícios estão mais que comprovados!
Os alunos chegam muito mais despertos e bem dispostos (pelo caminho já conversaram e brincaram com os amigos); conhecem a zona onde vivem, cumprimentam os vizinhos e ganham uma perceção do espaço em que se movimentam que de outra forma seria impossível.
Decresce o número de carros à porta da escola contribuindo para a diminuição da confusão habitual e da probabilidade de acidentes.
Conheça as rotas que já se encontram ativas e se nenhuma se adequar às suas necessidades, conte connosco para “alargarmos a frota”!
O SigAPÉ, é promovido pela APSI, tendo surgido no âmbito do Programa BIP/ZIP 2017 (Câmara Municipal de Lisboa), através de um consórcio de parceiros como a ACA-M, Coletivo Zebra, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, A Voz do Operário e a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Gil Vicente. Em 2021, com o apoio dos Bairros Saudáveis, o SigAPÉ foi implementado em Tavira, em parceria com a Associação Rotinas Selvagens, Escola Básica Horta do Carmo (AE Dr. Jorge Augusto Correia), Município de Tavira e Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês.
©APSI2023