Associações europeias reclamam a criação de um Sistema Europeu Integrado e Sustentável de registo e monitorização de acidentes envolvendo produtos de consumo.
No âmbito da Semana Internacional da Segurança de Produtos a ANEC – Associação Europeia para a Coordenação da Representação dos Consumidores na Normalização e a EuroSafe – Associação Europeia para a Prevenção de Lesões e Promoção da Segurança apelam à Comissão Europeia para que retome a responsabilidade política pela IDB (Injury Database) – Base de Dados Europeia que reúne 3,5 milhões de registos sobre acidentes relacionados com produtos de 26 países.
Durante a última década a EuroSafe encorajou iniciativas para a criação de bases de dados nacionais sobre acidentes, e este conjunto de informação necessita de ser formalmente incorporado num sistema que forneça conhecimento às empresas, autoridades de vigilância do mercado e organizações de defesa dos consumidores com o objetivo de salvaguardar a segurança dos consumidores na UE.
Muitos dos produtos existentes no mercado causam danos aos consumidores, principalmente nas idades mais novas, e todos os anos 20 milhões de acidentes ocorrem em casa ou em atividades de lazer por toda a Europa e requerem tratamento hospitalar.
Estes acidentes, seriam evitados através de uma melhor conceção do produto e/ou melhores instruções de utilização. A APSI também já desenvolveu trabalho neste âmbito - O Guia Digital de Segurança de Produtos para Crianças - com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores tem, como objetivo ajudar as famílias a escolher e comprar os produtos mais adequados às suas necessidades alertando para os cuidados a ter na sua utilização, de forma a reduzir ferimentos e lesões graves. Abrange as seguintes categorias: artigos de puericultura, mobiliário, produtos de proteção da casa, equipamentos de proteção individual, artigos lúdicos e de lazer, produtos perigosos e em 2ª mão.
©APSI2020