Projeto Bebés, Crianças e Jovens em Segurança
Os acidentes rodoviários são uma das principais causas de morte prematura, sobretudo para crianças, adolescentes e jovens adultos, representando uma importante causa de incapacidade e anos de vida perdidos.
A vulnerabilidade das crianças, enquanto passageiros, utilizadores de bicicleta e peões, exige que os adultos responsáveis por elas lhes prestem uma atenção redobrada, defendendo o seu direito à segurança e, consequentemente, à saúde.
É neste sentido que surge o Projeto Bebés, Crianças e Jovens em Segurança com o objetivo de contribuir para a redução da mortalidade e morbilidade infantil por acidentes rodoviários, através da educação para a segurança da grávida e a sensibilização para a aquisição de um Sistema de Retenção de Crianças (SRC) adequado.
O projeto propõe uma intervenção personalizada junto das grávidas e das famílias através da capacitação dos profissionais de saúde, da produção de informação e da cedência de instrumentos de demonstração, para que os profissionais possam trabalhar com as famílias o transporte seguro do bebé desde o momento da alta da maternidade e a verificação da correta instalação dos equipamentos de segurança.
Neste âmbito, a APSI, a Direção Geral da Saúde, a Fundação MAPFRE e a Dorel estiveram em Vila do Conde no passado dia 24 de outubro para a realização de uma formação para profissionais de saúde que teve como propósito a atualização e reciclagem quanto à utilização dos Sistemas de Retenção de Crianças.
A formação foi realizada nas instalações da Dorel e foi composta por dois momentos principais: Componente Teórico-Prática sobre o Transporte de Crianças no automóvel e visita às instalações da Dorel com demostração prática dos Sistemas de Retenção.