ANFAJE lança campanha para a prevenção de quedas infantis
'Crianças que voam, só nos filmes' é o mote da nova campanha da ANFAJE que tem como objetivo a prevenção da queda acidental das crianças pelas janelas exteriores.
De acordo com os estudos da APSI, as janelas e as varandas dos edifícios são os elementos mais envolvidos em acidentes infantis por queda. A partir dos 6 meses, quando a criança começa a gatinhar, e mais tarde a andar, aumenta a probabilidade de quedas de alturas elevadas, seja em escadas, janelas, varandas ou terraços, e a maior parte destas acontece em casa.
A ANFAJE – Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - alia-se à segurança infantil e lança agora uma campanha de sensibilização para todas as empresas fabricantes e instaladoras de janelas para que estas possam disponibilizar janelas eficientes com proteção para as crianças.
Neste sentido, é apresentado um folheto informativo que pretende alertar para a necessidade de quando se instalam novas janelas eficientes, estas serem pedidas providas de mecanismos de segurança que podem prevenir e reduzir o número de quedas acidentais das crianças. Os mecanismos de segurança devem estar a par das exigências técnicas e das características da Marcação CE das janelas eficientes a instalar.
Este folheto, que pode consultar aqui, tem como objetivo orientar as famílias na escolha das soluções de janelas eficientes que oferecem mais segurança às crianças.
E, por isso mesmo, a APSI não podia deixar de apoiar esta campanha e, particularmente, a divulgação deste folheto. Há muitos anos que alertamos para a necessidade de uma proteção adequada de janelas e varandas de edifícios. Não é concebível que continue a existir edificado que não salvaguarde devidamente a segurança das crianças.
Esta informação também pode ser encontrada no site da ANFAJE (www.anfaje.com)