Estrelas ao Volante
O projeto Estrelas ao Volante é uma iniciativa da APSI, que nasceu em 2021 e visa minimizar a ansiedade das crianças internadas e dos seus familiares, transformando a sua passagem pela unidade de saúde, por causa de uma cirurgia, ou da realização de exames complementares de diagnóstico, numa experiência mais divertida e menos assustadora.
Numa perspetiva de humanização dos serviços de saúde infantil, esta iniciativa pretende transformar os corredores hospitalares através da criação de um percurso personalizado com desafios, mensagens e cor. Neste, as crianças, de forma lúdica e divertida, num carro telecomandado, vão resolvendo o que lhes é proposto enquanto, simultaneamente, adquirem conhecimentos e ganham sensibilidade para uma melhor conduta de cidadania e segurança rodoviária.
O projeto nasceu no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), impulsionado pelo seu Serviço de Pediatria, que recebeu uma doação de carros elétricos telecomandados. Para garantir uma utilização segura e enriquecedora, o hospital contactou a APSI, que, com o apoio da Essilor, ajudou a desenhar um percurso personalizado. Assim, surgiu a primeira experiência "Dora-Sin: Estrela ao Volante", inspirada na mascote do serviço de pediatria, daquele hospital.
O sucesso desta iniciativa levou à sua expansão. O Hospital Garcia de Orta (Almada) foi o primeiro a seguir este exemplo, implementando um percurso adaptado às necessidades das crianças, incluindo desafios e aprendizagem sobre segurança.
No verão de 2025, o Estrelas ao Volante foi implementado nos Hospitais de Portalegre e de Évora, permitindo que mais crianças tenham uma experiência hospitalar menos stressante e mais acolhedora.
A APSI acredita que esta iniciativa melhora significativamente o bem-estar das crianças em ambiente hospitalar, proporcionando conforto num momento que pode ser assustador e de enorme ansiedade para os pequenos pacientes e para os seus familiares.
Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra)
Hospital Garcia de Orta (Almada)
Hospital Dr José Maria Grande (Portalegre)
Hospital da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (Évora)
©APSI2025