CounterRisk
A promoção da segurança infantil passa por fazer valer os direitos dos consumidores já que produtos infantis, como brinquedos e artigos de puericultura, são muitas vezes responsáveis por acidentes nesta faixa etária.
O facto de as crianças serem um grupo especialmente sensível fez com que a APSI, desde cedo, desenvolvesse trabalho no âmbito de comissões técnicas nacionais e europeias que definem as normas de segurança para este tipo de produto.
É, por isso, natural que a APSI faça parte do projeto transnacional CounterRisk que visa criar recursos formativos para capacitar, entre outros, os consumidores, para reconhecerem e agirem perante produtos contrafeitos. Estes representam não só um risco elevado para a saúde e segurança das crianças, como têm consequências económicas desastrosas.
Este projeto é financiado pelo Programa Erasmus+ da Comissão Europeia e está a ser desenvolvido por um consórcio de entidades de vários países.
Para além da APSI, a AIJU (Instituto Tecnológico de Produtos Infantis e de Lazer - Espanha), SHH (Associação Checa para os Brinquedos e o Brincar), CEIPI (Centro de Estudos Internacionais sobre Propriedade Intelectual da Universidade de Estrasburgo) e LUCENTIA LAB (Espanha).
O primeiro curso, online e gratuito, em formato NOOC (Nano Open Online Course), está a ser desenvolvido especificamente para técnicos de associações de consumidores e demais profissionais envolvidos em atividades de consciencialização e educação do consumidor. Estará disponível em 5 línguas, incluindo português.
O vídeo promocional do NOOC-1 já está disponível. Assista aqui.
Quer saber como e porquê evitar comprar produtos falsificados para as crianças? Visite o site do projeto, subscreva a newsletter e siga as suas redes sociais (Facebook, LinkedIn e Twitter).
Publicado em julho de 2022